Equipamento ciclismo – Calção e Jersey

 

            O QUE DIFERENCIA UM BOM EQUIPAMENTO DE CICLISMO?

Primeiro o mais importante é comprar algo de que se goste e com que se identifique. Hoje em dia, os equipamentos de ciclismo são desenvolvidos para tornar o ciclista mais eficiente, facilitando o movimento a cada pedalada. Portanto, as marcas trabalham para garantir o máximo de desempenho em cada saída, quer seja treino ou competição, sem perder de vista a ergonomia e o conforto. Os equipamentos de ciclismo são constituídos fundamentalmente pelo calção, camisola de ciclismo (jersey), meias, sapatos de ciclismo e capacete. Há uma série de peças acessórias como os manguitos, pernitos, casaco, e outros, mas para este artigo vamos concentrar-nos no calção e camisola de ciclismo.

 

            CALÇÃO DE CICLISMO

Quando falamos de equipamento de ciclismo a primeira coisa que pensamos é o calção de ciclismo. Mas com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil encontrar o calção que esteja de acordo com as nossas necessidades. Pedalamos mais de 90% do tempo sentados e por isso é importante investir nuns calções que nos garantam conforto e que ajudem a melhorar a performance. Quase todos os calções de ciclismo atuais têm na sua composição poliamida e elastano, de forma a favorecer a compressão e o ajuste ao corpo do ciclista. Além disso, essas fibras também ajudam na termorregulação, conforto, proteção solar e bactericida. As características mais importantes num calção de ciclismo de alta gama inclui poucas costuras e extra padding (acolchoamento) para reduzir a abrasão da pele e o desconforto.

 

            O que diferencia as boas carneiras?

As principais diferenças estão relacionadas com a densidade e materiais de que são feitas. Podem ser de gel, espuma ou outros materiais. As carneiras de espuma dissipam de forma mais eficaz o suor e a humidade, já as carneiras de gel, uma vez que criam uma maior condensação na zona de contacto da bacia, podem por sua vez originar uma maior abrasão localizada da pele.

A forma em asa da carneira acentua a capacidade de adaptação à fisiologia do ciclista, com diferentes densidades para as diferentes áreas do corpo.  Na parte interior da perna uma camada mais fina e na zona do osso ilíaco uma camada mais grossa. O canal central aberto assegura que se faça o mínimo de pressão na zona do períneo. Portanto ela é desenhada para se ajustar de forma anatómica à nossa zona de contacto com o selim. As boas carneiras devem deixar circular o ar e devem ter poucas ou mesmo nenhumas costuras para não irritar a pele. Devem-se ajustar ao corpo como se fizessem parte dele.

A espessura da carneira, também é relevante no sentido em que possibilita o máximo conforto em longas distâncias. Devem garantir boa capacidade de diluição de impactos e vibrações entre o corpo do ciclista e o selim.

Para além disso, algumas marcas fazem um pré-tratamento antibacteriano e anti estático, com inserções de fibras Coolmax que privilegiam a estabilidade da temperatura e a capacidade de ventilação.

 

 

            Como identifico uma camisola (jersey) de ciclismo de boa qualidade?

A principal diferença está relacionada com os materiais usados no fabrico do jersey. Os tecidos italianos e suíços, normalmente, fazem mais compressão e são mais resistentes.

Na parte da frente do jersey deve-se escolher um fecho zip que funcione de forma suave e que seja resistente ao desgaste. O corte e design da camisola de ciclismo deve ser feito de forma a que quando nos colocamos em cima da bicicleta o tecido não fique solto. Portanto, deve-se experimentar o jersey em cima da bicicleta para verificar como se ajusta ao corpo.

Em determinadas áreas como nos braços deve ter uma liga que tenha boa ventilação e corte lazer.

Deve-se ter atenção às costuras que unem os materiais de forma a que não causem desconforto. As costuras planas são mais confortáveis e mais bonitas.

Leia também os nossos artigos:

Como perder peso no ciclismo?

 

Dores nas Costas

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Nenhum produto no carrinho.